A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) deflagraram a Operação Hircus IX, considerada a maior já registrada no estado no combate a fraudes veiculares. A ação resultou na recuperação de 324 veículos roubados, furtados, adulterados ou clonados, com valor estimado em mais de R$ 6 milhões

A ação ocorreu em duas etapas: nos dias 3 e 4 de setembro, com foco em pátios de veículos localizados em São Luís, Presidente Dutra e Caxias; e entre 10 a 18 de setembro, expandindo o trabalho para mais de 20 municípios do interior maranhense.
A Operação Hircus IX resultou na recuperação de 324 veículos, a maior parte formada por 277 motocicletas, além de 20 automóveis, 8 caminhonetes, 16 motonetas, 2 camionetas e 1 caminhão, com valor estimado em mais de R$ 6 milhões. Durante a ação, foram realizadas cerca de 9.700 consultas veiculares e 57 pessoas foram conduzidas para prestar esclarecimentos.

Entre os veículos recuperados, 136 já tiveram suas identificações originais localizadas. Desses, 109 tinham Boletins de Ocorrência por roubo ou furto em diversos estados — Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Tocantins e Rondônia.
Fraudes incluíam adulteração de chassis ou motores, clonagem de placas, e importação de veículos roubados ou furtados de outros estados.

Em Matinha (MA), um caminhão roubado em Balsas (MA) em julho de 2024 foi encontrado circulando com placas clonadas e todos os elementos de identificação adulterados.
Há indícios de que muitos compraram veículos via anúncios fraudulentos ou redes sociais sem saber da procedência ilícita — configurando, em parte, casos de vítimas de golpes.

A Operação Hircus IX evidencia o fortalecimento da capacidade investigativa no Maranhão ao promover a integração entre órgãos, com PRF e Polícia Civil atuando em conjunto e contando com equipes especializadas como o Grupo de Enfrentamento às Fraudes Veiculares (GFRAV). A ação também se destacou pela abrangência, alcançando mais de 20 municípios e dificultando a movimentação das quadrilhas.